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Variedade

Experimente coisas novas

Experimentar coisas novas e variar a alimentação da semana é fundamental. Um dos erros de quem está tentando comer de modo mais saudável é achar que todo dia precisa criar uma receita nova ou revolucionária, e isso não é bem verdade. Se for assim você acaba desistindo pela falta de tempo e de criatividade. Por isso, a dica é variar as preparações com os alimentos básicos que já estão na sua rotina.


⭐Aqui vão as dicas preciosas da variação diária:

– Variar os métodos de preparo (assados, cozidos, grelhados, refogados, na pressão, em molho, etc)

– Usar temperos e especiarias diferentes

– Usar sementes e oleaginosas diferentes

– Variar entre entre 3 ou 4 tipos de frutas por semana para usar no café da manhã ou lanches.

– Varie os cortes do mesmo tipo de carne. Além de variar o método de preparo (pressão, forno, frigideira, panela) use as versões moídas, tirinhas, cubos, posta, filé, etc, misturadas com legumes, por exemplo.

– Variar entre 3 ou 4 tipos de legumes diferentes por semana e faça de maneiras diferentes. Ex: cenoura cozida, cenoura ralada, cenoura refogada…

– No caso de pães, tortas e bolos, corte em porções e congele. Assim você não se obriga a comer todos os dias um pedaço porque o alimento estragará.

– Cozinhe legumes e tubérculos sem tempero para poder aproveitá-los de maneiras diferentes na hora de comer (ex: batata doce cozida pode ser grelhada, assada, refogada, purê, bolo, etc).

– Cozinhe em quantidades maiores para congelar e ter mais praticidade e variedade no mês. Ex: feijão, arroz, grão de bico…

– Se na sua rotina não cabe uma variação maior de preparações no dia-a-dia, busque variar entre as semanas.

– Evite desperdício. Se tiver legumes e verduras sobrando, aproveite em sopas, tortas, bolos ou faça o branqueamento para congelar. Aproveitamento integral de alimentos é fundamental para o bem do planeta.

– E se repetir o mesmo prato, tempero ou alimentos com certa frequência, tudo bem! O importante é se manter nas boas escolhas e, quando possível, tentar novos sabores, cores, aromas, texturas e nutrientes.

😋Sabor & Saúde❤

Esta é uma parceria da Rádio Vitória com a Nutricionista Amanda Schuler – CRN105684

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