Informação é aqui!

UNIARP realiza aula inaugural do curso de Medicina em Caçador

A aula inaugural foi ministrada pelo professor Dr. Marcelo Neves Linhares, presidente do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina

A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) realizou nesta quarta-feira (12) a aula inaugural do curso de Medicina. O evento teve a presença dos acadêmicos matriculados, seus familiares, autoridades e lideranças de Caçador e região, conselheiros da UNIARP, médicos, secretários de saúde, professores e coordenadores de cursos da UNIARP, dirigentes do Hospital Maicé, imprensa e comunidade em geral.

A aula inaugural foi ministrada pelo professor Dr. Marcelo Neves Linhares, presidente do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina. A benção do novo curso foi realizada por Dom Orlando Dotti, bispo Emérito da Diocese de Vacaria- RS, primeiro bispo de Caçador, fundador e diretor dos cursos superiores da Fundação Educacional do Alto Vale do Rio do Peixe (FEARPE), hoje UNIARP. O curso de Medicina da UNIARP foi autorizado pela Resolução CEE/SC número 118/2017 e pelo Decreto Estadual número 1.438 de 27 de dezembro de 2017.

O dia histórico foi celebrado por Neoberto Balestrin, presidente da UNIARP. “Hoje, estamos escrevendo mais um capítulo na história do ensino superior em Caçador e na região. O curso de Medicina que hoje estamos celebrando nasceu de um sonho, assim como a própria Universidade, que nasceu em 1971 como Fundação Educacional do Alto Vale do Rio do Peixe. A FEARPE, que depois foi a Universidade do Contestado e hoje é a Universidade Alto Vale do Rio do Peixe foi pensada, organizada e preparada por pessoas unidas, de grande coragem, ousadia e determinação. A ação de ter uma Universidade em Caçador gerou uma imensa transformação social, econômica e cultural em toda a nossa região e isso vai acontecer novamente agora, com o curso de Medicina”, destacou.

Homenagens

Na ocasião, Cida Borghetti, governadora do Paraná realizou a entrega de homenagens para o professor Anderson Antônio Martins, reitor da UNIARP, para o prefeito Saulo Sperotto, para o bispo Dom Orlando Dotti, para o presidente da UNIARP, Neoberto Balestrin e também para o industrial Gilberto Seleme, 1º vice-presidente da FIESC. Ela ainda compartilhou sua história com os convidados do evento, citando o nome do médico Antão Albano Timm e destacando a importância do profissional médico para toda a sociedade. 

O presidente da UNIARP, Neoberto Balestrin, entregou homenagens para o bispo Dom Orlando Dotti e para o Dr. Marcelo Neves Linhares, presidente do Conselho Regional de Medicina.

O presidente do Conselho Consultivo do Hospital Maicé, João Machiavelli entregou o troféu Amigo do Hospital Maicé para Ricardo José Barros, deputado federal e ex-ministro da Saúde. A caçadorense Cida Borghetti, governadora do Estado do Paraná e seu marido, Ricardo Barros, ex-ministro da Saúde vieram especialmente para a aula inaugural do curso de Medicina da UNIARP. Cida e o esposo auxiliaram em diversas ocasiões o Hospital Maicé de Caçador, atuando na liberação de recursos e de projetos. Cida recebeu do presidente da UNIARP, Neoberto Balestrin uma gravura, de autoria do artista caçadorense Leandro Vitto que retrata o centro da cidade de Caçador.

Veja Também
Comentários
Carregando