Informação é aqui!

Coronavírus: o que abre e o que fecha

A melhor forma de frear o avanço do coronavírus é a prevenção

Atualizado em 18/03, às 16h15

O município de Videira têm 2 casos suspeitos do novo coronavírus. Nenhum caso confirmado até o momento. Para tentar evitar o avanço da doença várias medidas estão sendo tomadas como o cancelamento de eventos e suspensão de atividades abertas ao público. A prefeitura divulgou na tarde de segunda-feira (16) uma série de medidas. Outros setores também adotaram mudanças no atendimento.

Foram cancelados todos eventos programados como o espetáculo A Paixão de Cristo, a palestra do mês da mulher, Olimpíadas Estudantis (OLIVIDE) e demais competições esportivas. Não será mais emitido nenhum alvará pra realização de festas como em capelas ou formaturas. O Hospital Divino Salvador suspendeu as visitas. Câmara de vereadores suspendeu eventos, mas mantém sessões e reuniões sem público. Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Videira suspendeu as aulas, à exemplo da rede estadual e municipal de ensino (Todas as escolas e CEMEIS), APAE e Unoesc.

O Estado de Santa Catarina está em situação de emergência por causa do coronavírus. Estão suspensos pelos próximos sete dias: Circulação de ônibus municipal, intermunicipal e interestadual; Academias, shopping centers, restaurantes e comércio em geral (todos os serviços privados não essenciais); Novos hóspedes no setor hoteleiro; Atividades e serviços públicos não essenciais (municipal, estadual e federal); As indústrias vão operar em sua capacidade mínima nas regiões com contágio comunitário; Excursões, cursos presenciais, missas e cultos (todos os eventos públicos ou privados) – válido por 30 dias. Permanecem abertos: Farmácias, supermercados, unidades de saúde, postos de combustível, funerárias e distribuidoras de gás e água (todos os serviços considerados essenciais).

Clique aqui e saiba como se proteger do coronavírus


Confira as medidas tomadas pelos diferentes setores buscando conter o coronavírus:


MUNICÍPIO DE VIDEIRA ADOTA CONJUNTO DE 
AÇÕES PREVENTIVAS AO COVID-19 (CORONAVÍRUS)

Com o objetivo de evitar a proliferação do Coronavírus (COVID-19), a Prefeitura de Videira, através da Secretaria de Saúde, passa a adotar a partir desta segunda-feira (16) um conjunto de ações administrativas, técnicas, preventivas e de orientação a servidores e comunidade em geral.

A intenção é não causar pânico entre as pessoas, mas sim deixá-las em alerta para adotarem também atitudes de prevenção.

“As medidas visam, principalmente, minimizar a exposição da população aos riscos de contaminação evitando aglomerações onde a incidência de contágio tende a ser maior”, afirma o Prefeito de Videira, Dorival Carlos Borga. As ações fazem parte do enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional, atentos ainda ao crescente número de casos no País e no Estado de Santa Catarina.

Para orientação geral da população, o município de Videira está seguindo recomendações da Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina, publicando o decreto nº 17.281/2020, de 16 de março de 2020, contendo as orientações que devem ser seguidas pela comunidade. Também, pelo decreto municipal nº 17.283/2020, institui-se o “Comitê de Gestão Preventiva do COVID-19”, representada por membros de interesse para reforçar a ação conjunta entre município demais órgãos envolvidos.

De acordo com a Secretária de Saúde, Ivanice Angela Peccin,“as equipes de saúde do município estão preparadas para acolher e atender as pessoas em situação de COVID-19, seguindo todas as determinações do Ministério da Saúde, do Governo do Estado, já tendo adotado, desde o início da pandemia, fluxo de atendimento específico nas unidades de saúde do município para pessoas em estado gripal”. Também, a UPA já dispõe de ala para isolamento em caso de necessidade, bem como monitora e acompanha diariamente os casos suspeitos.

Importante salientar que o município ampliará ações de comunicação com a campanha de prevenção denominada “Saúde em Alerta Videira. Juntos contra o coronavírus”, envolvendo a comunidade, ações educativas de prevenção em sala de aula e demais medidas previstas em decreto municipal. Solicitamos que a população faça a sua parte, evitando contato pessoal, mantendo práticas de prevenção, conforme amplamente divulgado nos canais de comunicação.

CANCELAMENTO DE EVENTOS REALIZADOS PELA PREFEITURA

Como medida de prevenção os eventos/atividades abaixo citados ficam cancelados ou suspensos temporariamente, até nova orientação, sendo:

EDUCAÇÃO:
Aulas na rede municipal estão suspensas por 30 dias. Medida de prevenção ao coronavírus vale para todas as escolas e CEMEIS;

-Atividades Extra Classe, Reuniões de pais, formação continuada dos professores, Dia da Família na Escola e demais eventos: suspensos temporariamente.

*Rede de ensino privada, estadual e federal, deliberam sobre a continuidade ou não das aulas de acordo com suas orientações hierárquicas.

ESPORTE
-Olivide: cancelada abertura e jogos.
-Campeonato Municipal de Futebol de Campo de Veteranos (22 e 29 de março): mantidas a semifinal e final.
-Início do Campeonato Municipal de Futsal: suspenso temporariamente.
-Campeonato Estadual de Judô e Copa Camilo Penso (21 e 22 de março): suspenso pela Federação Catarinense.
-Canceladas as participações de atletas videirenses em competições fora do município, por meio da FMEV.

-Cancelados todos os eventos esportivos realizados nos espaços públicos do município.
*Escolinhas e demais atividades desenvolvidas pela Fundação Municipal de Esportes estão mantidas até nova orientação.

CULTURA:
-Todo calendário de atividades culturais do município está suspenso temporariamente, incluindo: Paixão de Cristo, Fecavi, Concertos, Festival Gastronômico, Baile do Vinho, Mostra do Vinho Catarinense.
-Suspenso o recebimento de grupos de turistas e visitantes no Observatório Municipal Domingos Forlin, no Museu de Vinho Mário de Pellegrin e na Biblioteca Municipal Euclides da Cunha.

*Os equipamentos serão mantidos abertos para atendimento individual. Demais atividades da Secretaria de Turismo e Cultura serão mantidas até nova orientação.

SOCIAL:
-Programa de Atenção ao Idoso: Suspensas todas as atividades temporariamente, entre elas vôlei, artesanato, hidroginástica, ginástica, bailes, jogos e reuniões.
-Cras: Grupos de Idosos e Grupos de Mulheres estão com atividades suspensas temporariamente.
-Creas: Palestras de orientação preventiva referente ao Mês da Mulher estão canceladas.

SAÚDE:
-Caps e Saúde Mental Farroupilha: Atividades de grupos estão suspensas temporariamente.
-Atendimento domiciliar das Agentes de Saúde: suspenso temporariamente, tendo em vista que esta função pode se tornar um risco de transmissão já que as mesmas visitam vários domicílios.

ADMINISTRAÇÃO:
-Atos abertos ao público de entregas de obras, entrega de ordens de serviço, reuniões e atendimento no Gabinete: suspensos temporariamente.

-Espaços Públicos não serão cedidos para eventos temporariamente.
-Conselhos Municipais: reuniões presenciais estão suspensas. Todos os assuntos que precisam de definições, serão tratados por ambiente virtual.
-Suspensão de férias de todos os servidores da área técnica da Saúde, para prover efetivo de atendimento à população.
-Atendimentos externos (TFD): Cumprirá agenda da Secretaria de Estado da Saúde.
-Servidores públicos municipais, com mais de 60 (sessenta) anos de idade serão remanejados para atividades que minimizem riscos de contágio do COVID-19, evitando contato com outras pessoas. De acordo com cada caso específico, a critério do Secretário afeto da área, poderá o servidor ser autorizado a realizar atividades laborais em casa.

CENTRO DE INOVAÇÃO
-Atividades de grupo suspensas temporariamente.

Hospital Divino Salvador suspende visitas a partir desta quarta, 18

O Hospital Salvatoriano Divino Salvador (HSDS) emitiu um comunicado na manhã desta terça-feira, 17, onde informa a suspensão por tempo indeterminado de visitas aos pacientes. A medica passa a valer a partir desta quarta-feira, 18.

De acordo com a nota, estarão autorizados apenas acompanhantes de pacientes que possuem a indicação para tal. Nas UTIs, serão canceladas as visitas estendidas e mantido o boletim médico para apenas um familiar.

A decisão foi tomada para reduzir o número de pessoas em circulação no hospital, com o objetivo de evitar uma possível propagação do coronavírus.

Apae de Videira suspende as aulas por tempo indeterminado

Considerando a determinação do Governo do Estado de Santa Catarina em parceria com a Fundação Catarinense de Educação Especial, a Apae informou nesta terça-feira que irá suspender as aulas na instituição por tempo indeterminado.

Apesar da medida passar a valer a partir da quinta-feira, 19, a direção orienta aos pais que quiserem manter seus filhos em casa já a partir desta terça que os mesmos não terão prejuízo na frequência.

Ainda segundo o comunicado, a escola seguirá as normas determinadas pelo Poder Público e estará informando o retorno das atividades com antecedência.

IFC suspende as aulas em virtude do coronavírus

O Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Videira emitiu um comunicado no início da tarde da segunda-feira, 16, informação a suspensão das aulas por conta da pandemia de coronavírus.

No período noturno, as atividades foram suspensas ainda na segunda-feira, 16. As demais aulas foram suspensas por tempo indeterminado a partir desta terça-feira, 17.

Também nesta terça-feira, 17, os servidores e funcionários terceirizados serão comunicados sobre como irá ocorrer o trabalho remoto e as escalas de trabalho presenciais. Na nota, a instituição afirma ainda que neste momento está elaborando estratégias para preservar os trabalhos essenciais sem comprometer a saúde das pessoas. Segundo a direção, assim que as decisões forem tomadas todos serão informados pelos canais oficiais (e-mail, site e redes sociais).


Rede Videirense de Combate ao Câncer suspende atividades

A Rede Videirense de Combate ao Câncer, informa, que para tomarmos algumas medidas de proteção do COVID-19 (Coronavírus)e a segurança dos pacientes, com índice de imunidade baixa, e para as demais pessoas que circulam pela casa Azul e Rosa, suspende algumas atividades, conforme decreto municipal Nº 17.281/20, de 16 de março de2020. Sendo assim tomamos algumas decisões:

. Suspender quaisquer tipos de vistas, reuniões, aglomero;

. Adotar medidas intensificadas de higienização do local;

. Funcionários e pessoas que circulam pelo CASA AZUL E ROSA, adotem medidas de higiene, (Lavar bem as mãos frequentemente e fazer uso do álcool gel 70)

. Pacientes e pessoas que apresentarem sintomas de gripe, procurar um médico e fazer repouso, e uso de máscara;

. CANCELAMOS REIK, BRECHO, ARTESANATO E ENCONTRO DOS PACIENTES, até ordem a serem seguidas.


Eventos e atividades da ACIAV também são afetados

Considerando as informações recentes sobre o Coronavírus (COVID-19) e levando em conta as orientações da FACISC, da Prefeitura Municipal e do Governo do Estado de Santa Catarina, a ACIAV informa que estão SUSPENSOS todos os eventos, reuniões e demais ações promovidas pela entidade, por tempo indeterminado, a partir desta terça-feira (17/03/20). É essencial que tenhamos estas ações preventivas e de orientação, agindo de forma consciente, para podermos evitar a proliferação do Coronavírus (COVID-19).

A medida não atinge o funcionamento regular da Associação, onde a mesma estará atendendo normalmente. A ACIAV continuará monitorando a situação e trará mais informações quando a situação se modificar. Agradecemos a compreensão de todos.


Santa Catarina monitora 220 casos suspeitos do novo coronavírus

O Governo de Santa Catarina monitora 220 casos suspeitos do novo coronavírus (COVID-19), de acordo com os dados atualizados na tarde desta terça-feira,17, pela Plataforma IVIS do Ministério da Sáude, responsável pela compilação oficial da situação da pandemia no Brasil.

São 7 casos confirmados e 55 descartados em Santa Catarina. O Estado registra três casos na capital catarinense, dois no município de Rancho Queimado, um em Joinville e um em Braço do Norte.

Prevenção ao coronavírus

A melhor forma de frear o avanço do coronavírus é a prevenção:

📌Caso o paciente apresente os sintomas da doença, como febre, tosse, falta de ar, dores musculares e de cabeça, deve procurar atendimento em uma unidade básica de saúde. Não procure um hospital. Lá os agentes de saúde farão o devido encaminhamento, se necessário, e darão as orientações em relação ao tratamento;
📌Em caso de dúvidas sobre onde procurar ajuda, as pessoas devem ligar para o número 136, do Disque Saúde, disponibilizado pelo Ministério da Saúde;
📌Somente serão transferidos para UPAs ou hospitais pacientes em estado mais grave. Os sintomas do coronavírus são semelhantes ao de gripe e a recomendação para quem não tiver o caso agravado é que fique em isolamento e monitoramento em casa;
📌Idosos e pessoas com doenças crônicas devem evitar ir a eventos fechados e a locais com aglomeração;
📌Evite viajar se estiver com febre ou tosse;
📌Evite contato com pessoas que estiverem visivelmente doentes, principalmente com sintomas respiratórios (tosse ou coriza);
📌Higienize as mãos frequentemente, seja com água e sabão ou álcool gel
📌Evite tocar os olhos, nariz e boca;
📌Pratique a etiqueta da tosse: ao tossir e espirrar, cubra a boca com lenço descartável ou antebraço. Descarte o lenço imediatamente
📌Se você ficar doente durante uma viagem, procurar imediatamente a tripulação ou equipe médica de bordo;
📌 Na viagem, evite a ingestão de alimentos de procedência duvidosa ou inadequadamente preparados;
📌Evite o contato com animais silvestres ou animais doentes;
📌Evite que crianças e adolescentes com menos de 14 anos mantenham contato prolongado com pessoas com mais de 65 anos;
📌Evite a circulação em locais com grande aglomeração de pessoas, inclusive praias, lagos e lagoas


Fonte: Rádio Vitória

Veja Também
Comentários
Carregando
xxx videosxxx18xxxxvideoporn videos