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Rotina saudável

Dicas de organização

Está precisando organizar a sua rotina saudável? Mãos na massa…

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✅ PLANEJAMENTO DE REFEIÇÕES

Reserve um dia da semana para organizar as suas refeições. Você também pode fazer isso de um dia para o outro.

Pegue papel e caneta e planeje o cardápio semanal e a lista de compras. 

✅ CARDÁPIO

Comece a elaborar com base na porção proteica (carnes, aves, peixes ou leguminosas) que os complementos virão a sua cabeça.

Pense no que você habitualmente come em cada refeição e faça trocas saudáveis com base nos alimentos saudáveis. Ex: arroz branco por arroz integral, frango empanado por frango assado, etc.

✅ LISTA DE COMPRAS SEMANAL:

– 2 a 3 tipos de frutas (maçã, banana, mamão, etc)

– 3 a 4 tipos de legumes (abobrinha, cenoura, abóbora, etc).

-1 ou 2 tipos de folhosos (alface, rúcula, etc).

– 1 ou 2 tipos de cereais / tubérculos (batata, mandioca, arroz, polenta).

– 1 ou 2 tipos de carnes / aves / peixes (frango, gado, peixes, ovos).

– 1 tipo de leguminosa (feijão, grão de bico, lentilha, ervilha).

– Laticínios: queijos, iogurtes, leite conforme a necessidade.

– Sucos integrais, água de coco, água, etc.

✅ LISTA DE COMPRAS MENSAL:

Leite, açúcar mascavo ou demerara, mel, temperos, pastas de oleaginosas, sementes, farinhas, chás, sal, vinagre de maçã, manteiga ou azeite, congelados saudáveis (seleta, ervilha, milho), demais produtos a granel.

✅ IDA AO MERCADO:

– Use o Aplicativo Desrotulando que pode ser baixado no seu celular para ler os rótulos e listas de ingredientes de produtos industrializados.

– Organize a sua lista de compras pela ordem das prateleiras do supermercado que você costuma frequentar.

– Para economizar tempo, calorias e dinheiro, compre apenas o que está descrito na sua lista.

– Programe idas a fruteiras, feiras e lojas de produtos naturais.

– Use menos plástico, peça caixas de papelão para levar as compras ou leve sacolas reutilizáveis.

😋Sabor & Saúde❤

Esta é uma parceria da Rádio Vitória com a Nutricionista Amanda Schuler – CRN105684

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