Informação é aqui!

Proteção de nascentes de água será lei em Arroio Trinta

Projeto incentiva a construção de 50 proteções de nascentes de água modelo Caxambu

Um projeto da Epagri de Arroio Trinta, no Meio Oeste Catarinense, vai transformar em lei a construção de 50 proteções de nascentes de água modelo Caxambu em propriedades rurais do município. O Projeto de Lei nº11, de 6 de maio de 2019, proposto em parceria com Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), foi aprovado pela Câmara de Vereadores e aguarda a sanção do prefeito.

O objetivo é proteger as nascentes de água do município para garantir a qualidade desse recurso e a conservação da natureza em Arroio Trinta. “Trabalho há anos incentivando as famílias rurais a proteger as nascentes em suas propriedades, mas muitas acabavam não fazendo porque não tinham máquina para fazer escavação. Com essa lei, tem uma contrapartida da prefeitura”, explica Valcir Biava, extensionista da Epagri no município.

O projeto institui em Arroio Trinta o Programa de Preservação de Nascentes de Água. Ele prevê a construção de proteção para 50 nascentes até 2021, num custo unitário de R$150 para a prefeitura. O incentivo inclui duas horas de retroescavadeira, tubo de concreto e orientação técnica na construção, realizada pelos técnicos da Epagri. Os beneficiados são responsáveis pelas despesas com material de construção, mão de obra e cerca instalada num raio de 15 metros da fonte, o que fica em torno de R$150.

As famílias rurais interessadas podem procurar a Epagri de Arroio Trinta para se cadastrar. O programa será coordenado pela Epagri, pela Secretaria de Agricultura de Arroio Trinta e pela Câmara Técnica do Agronegócio do DEL. O projeto ainda prevê ações de manutenção das áreas de nascentes.

A proteção de fonte Caxambu é um modelo de baixo custo desenvolvido pela Epagri para propriedades rurais que agrega uma série de vantagens. Ela diminui a turbidez da água em época de chuva, melhora as características físico-químicas da água, reduz a possibilidade de contaminação bacteriológica e dispensa limpeza periódica da fonte.

Mais informações: Valcir Biava, extensionista da Epagri em Arroio Trinta. Fone: (49) 3535 6017.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Epagri

Veja Também
Comentários
Carregando