Informação é aqui!

Pesquisa desenvolve novas variedades de maçã e pera

Produtores familiares agregam renda com figo e laranja em Capinzal e Campos Novos

Desde a década de 70, a Epagri vem desenvolvendo pesquisas em melhoramento genético de macieira. São mais de 45 anos de trabalho e 19 novas cultivares lançadas no mercado. O enfoque do projeto está em duas grandes linhas: adaptação climática e resistência às doenças. Para ser ter uma ideia da importância desse projeto, a cultivar Monalisa, que faz sucesso na França, passou esse ano a render royalties para SC.

No município de Caçador, fruticultores estão apostando na maçã, entusiasmados com as novas variedades desenvolvidas pela Epagri. Outra fruta que tem potencial de mercado e está ganhando espaço na região é a pera, também com apoio da pesquisa. A reportagem da série especial Vale dos Pomares sobre a fruticultura na região do Vale do Rio do Peixe é de Lucas Arigoni.


A fruticultura não tem participação significativa na economia da região de Capinzal. Mas alguns agricultores familiares conseguem agregar renda com pequenas vendas. Como é o caso de um produtor de figo no município, e um de laranjas em Campos Novos que abastece pequenos mercados da região.

A próxima e última reportagem da série sobre as frutas da região, vamos contar sobre os preparativos para o 16º Enfrute, Encontro Nacional de Fruticultura de Clima Temperado, que acontece no fim do mês em Fraiburgo.

Confira também as outra reportagens da série: 

Meio-Oeste de SC é destaque na produção de frutas 

Tecnologia ajuda na produção de pêssego e morango 

Vale do Rio do Peixe produz 86% da uva em SC

Saiba mais sobre o Enfrute no site enfrute.com.br e no áudio a seguir:

Veja Também
Comentários
Carregando