Informação é aqui!

Medalhista de ciclismo, Rogelin, participará do I Pedal da Fraternidade

Atleta, que superou o câncer, aceitou o convite para participar do evento que terá lucro revertido para a Rede Videirense de Combate ao Câncer

No próximo domingo, dia 7 de abril, acontece o I Pedal da Fraternidade Feminina, uma iniciativa que, além de estimular a prática dos exercícios físicos através do uso da bicicleta, terá um importante papel social, visto que todos os recursos angariados com as inscrições e almoço oferecido aos participantes, serão revertidos para a Rede Videirense de Combate ao Câncer (RVCC).

O evento consiste em um passeio ciclístico com distâncias variáveis a serem percorridas, de acordo com a aptidão física de cada participante: 10, 20 ou 45 quilômetros em um trajeto de bonitas paisagens, a partir da saída na localidade de Rondinha, no interior de Videira. Outro objetivo é aproveitar o momento para estimular a prevenção ao câncer e suas manifestações.

Estará presente no evento o respeitado ciclista Daniel Valter Rogelin. Ele é de Concórdia, nasceu em 13 de outubro de 1972. Foi campeão brasileiro de ciclismo de 2001, e bicampeão da Volta de Santa Catarina, nos anos de 1996 e 1999. Representou a seleção brasileira de ciclismo por diversas vezes, participando dos Jogos Olímpicos de Atlanta, 1996, dos Jogos Pan-Americanos de 1999, em Winnipeg, no Canadá, e do Campeonato Mundial de Ciclismo de 1995, na Colômbia, além de convocações para o Campeonato Pan-Americano de Ciclismo.

Em julho de 2010 Rogelin foi diagnosticado com um câncer no rim; um exame de rotina apontou um cisto no rim direito. Por um ano, não houve alteração no caso, mas no início de 2012 o tumor começou a se expandir, dobrando de tamanho. Assim, uma cirurgia foi marcada e realizada em abril de 2012, pela equipe do urologista Marcos Dall’Oglio, que não cobrou nada pela operação. Em julho, dois meses depois, Rogelin voltou a treinar, e em setembro, voltou a competir. Já na sua primeira competição após a operação, a Volta Ciclística do Grande ABCD, bateu no sprint Nilceu dos Santos e Francisco Chamorro, ganhando a prova e repetindo o feito de 14 anos antes, quando, em 1998, ganhou a primeira edição da competição. Daniel aceitou o convite e o espalhou através de um áudio encaminhado para os organizadores do evento.


A Fraternidade União Mística – uma associação civil, sem fins lucrativos ou econômicos, entidade Paramaçônica Feminina vinculada, a Loja Maçônica União Mística, é quem está promovendo o evento, com apoio de outras entidades, associações e empresas do município. Além de difundir sobre a prevenção, quer-se mostrar que a atividade física é importante para a prevenção da doença.

Todos os percursos estarão identificados para orientar os participantes, que devem fazer as inscrições on-line, até o dia 4 de abril, amanhã. É possível optar pela inscrição com ou sem almoço, com custo de R$ 70,00 e R$ 35,00, respectivamente. A iniciativa, além de se configurar numa oportunidade diferenciada de promoção às atividades físicas, também cumpre importante papel social.

Ela vai ajudar a RVCC, revertendo para a entidade todos recursos levantados. A Rede, que atua em Videira apoiando pessoas com câncer, existe há quase duas décadas e tem sua atuação alicerçada em doações. Através delas, é possível continuar apoiando pacientes durante tratamentos, deslocamentos, consultas e uma série de outros serviços.

O evento é aberto para qualquer pessoa com idade a partir de 14 anos, independentemente do tipo de bicicleta e da experiência que disponha. Por isso, existem três categorias de participação, com percursos diferenciados em distância. Além disso, equipes de apoio estarão espalhadas por todo trajeto, aptas para atuar diante de qualquer necessidade. 

Veja Também
Comentários
Carregando