Informação é aqui!

Governo do Estado determina suspensão por 30 dias das aulas nas redes estadual, municipal e particular de SC

Unoesc suspende aulas presenciais dos cursos de Graduação e Pós-graduação de 17 a 31 de março

Após decisão colegiada do Governo do Estado de Santa Catarina, no fim da tarde desta segunda-feira, 16, a Secretaria de Estado da Educação passa a adotar os procedimentos necessários para a suspensão das aulas nas redes públicas e na rede privada em território catarinense, pelo período de 30 dias, a partir de quinta-feira, 19, com possibilidade de prorrogação.

“Precisamos pensar no bem coletivo. Decidimos pela suspensão das aulas para reduzir a circulação de pessoas e, com isso, conter a propagação do vírus no estado. Todas as nossas medidas são neste sentido”, observou o governador Carlos Moisés.

A decisão integra o conjunto de ações preventivas para a contenção do coronavírus em Santa Catarina. Alunos da rede estadual que não forem a partir desta terça-feira, 17, terão as faltas abonadas. Pais que tiverem condições e preferirem que seus filhos fiquem em casa poderão optar por isso sem prejuízo em relação aos conteúdos didático-pedagógicos, já que serão feitas atividades de revisão.

“Essa decisão foi tomada após discussão com diversas entidades, como Conselho Estadual de Educação, Ministério Público, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Federação Catarinense de Municípios (Fecam). Estamos avaliando o cenário desde sábado para chegar a esta definição em colegiado e comunicar a suspensão a toda a rede de ensino. Estamos atuando para evitar prejuízos aos alunos no contexto didático-pedagógico”, explica secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni. 

Os primeiros 15 dias de suspensão de aulas correspondem à antecipação do recesso escolar do mês de julho.

Udesc suspende suas atividades acadêmicas presenciais a partir desta terça

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) decidiu suspender a partir desta terça-feira, 17, as atividades acadêmicas presenciais de graduação e pós-graduação em todas as unidades de ensino em Santa Catarina, em virtude do avanço do novo coronavírus. A medida ficará em vigor por tempo indeterminado.
A universidade também informará diariamente a comunidade acadêmica sobre novas medidas em decorrência da doença.

Atividades em bibliotecas e academias universitárias também serão suspensas. Já os restaurantes universitários manterão o funcionamento com medidas intensivas de prevenção à doença, como reforço na higienização.

Ações para conter a propagação do vírus

A melhor forma de frear o avanço do coronavírus é a prevenção:

– Caso o paciente apresente os sintomas da doença, como febre, tosse, falta de ar, dores musculares e de cabeça, deve procurar atendimento em uma unidade básica de saúde. Lá os agentes de saúde farão o devido encaminhamento, se necessário, e darão as orientações em relação ao tratamento.
– Em caso de dúvidas sobre onde procurar ajuda, as pessoas devem ligar para o número 136, do Disque Saúde, disponibilizado pelo Ministério da Saúde.
– Somente serão transferidos para UPAs ou hospitais pacientes em estado mais grave. Os sintomas do coronavírus são semelhantes ao de gripe e a recomendação para quem não tiver o caso agravado é que fique em isolamento e monitoramento em casa.
– Idosos e pessoas com doenças crônicas evitem ir a eventos fechados a locais com aglomeração
– Evite viajar se estiver com febre ou tosse;
– Evite contato com pessoas que estiverem visivelmente doentes, principalmente com sintomas respiratórios (tosse ou coriza);
– Higienize as mãos frequentemente, seja com água e sabão ou álcool gel;
– Evite tocar os olhos, nariz e boca;
– Pratique a etiqueta da tosse: ao tossir e espirrar, cubra a boca com lenço descartável ou antebraço. Descarte o lenço imediatamente;
– Se você ficar doente durante uma viagem, procurar imediatamente a tripulação ou equipe médica de bordo;
– Na viagem, evite a ingestão de alimentos de procedência duvidosa ou inadequadamente preparados;
– Evite o contato com animais silvestres ou animais doentes.

Unoesc suspende aulas presenciais dos cursos de Graduação e Pós-graduação de 17 a 31 de março

Diante da situação do Coronavírus, a Unoesc comunica:

“Considerando, a evolução da propagação do vírus COVID-19 no território nacional; a necessidade da UNOESC em contribuir para a prevenção e contenção do vírus COVID-19; as orientações das Redes de Saúde e Ministério da Educação; a salvaguarda da saúde pública e o respeito pelos direitos da comunidade acadêmica; o que dispõe o DECRETO Nº 507, DE 16 DE MARÇO DE 2020 do Estado de Santa Catarina e demais orientações do Ministério da Saúde e outras orientações de ordem pública,

ORIENTA-SE:
1. Aos estudantes, técnico-administrativos e professores que tenham regressado, nos últimos 14 (quatorze) dias, ou que venham a regressar de localidades em que há transmissão comunitária do coronavírus (COVID-19), bem como àqueles que tenham contato ou convívio direto com caso suspeito ou confirmado,

deverão ser aplicadas as seguintes medidas:

os que apresentarem sintomas de contaminação pelo COVID-19 (sintomáticos) deverão ser afastados do trabalho, pelo período mínimo de 14 (quatorze) dias, contados do retorno da viagem ou contato, conforme determinação médica; e os que não apresentarem sintomas de contaminação pelo COVID-19 (assintomáticos) deverão desempenhar, em domicílio, em regime excepcional de trabalho remoto, as funções determinadas pela chefia imediata, pelo prazo de 7 (sete) dias, a contar do retorno da viagem ou contato, vedada a sua participação em reuniões presenciais ou a realização de tarefas no âmbito da universidade.

Deverão desempenhar, em domicílio, em regime excepcional de trabalho remoto, as funções determinadas pela chefia imediata, os professores e funcionários acima de 60 anos ou aqueles considerados em grupo de risco.

2. Devem ser cancelados todos os deslocamentos de professores e funcionários de ou para regiões onde exista transmissão comunitária ativa do COVID-19, devendo, sobretudo os professores encaminhar atividades de ensino à distância ou atividades domiciliares.

3. Caso esteja previsto deslocamento a um país e/ou região afetado pelo COVID-19 mas onde não exista transmissão comunitária ativa, o funcionário/Professor ou estudante tem de solicitar autorização específica e devidamente fundamentada, sendo o processo alvo de análise, ponderados, dentre outros fatores: a motivação, a natureza do evento e/ou missão, o risco conhecido para a saúde do funcionário/professor/estudante, e os potenciais riscos para a UNOESC, após o seu regresso.

4. Suspender os deslocamentos entre os campi ou efetivá-los apenas em caso de extrema necessidade.

5. Suspender os encontros presenciais do programa relacionado à Universidade da Terceira Idade por tempo indeterminado.

6. Suspender as aulas e outras atividades presenciais dos cursos de graduação e pós-graduação de 17 a 31/03/2020.

7. Todas as atividades de ensino presenciais de caráter didático-pedagógico, previstas no plano de ensino serão transferidos para o AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem (Ava/Moodle) ou outras tecnologias alternativas de comunicação, bem como as abordagens pedagógicas alternativas à presença em sala ou laboratórios, como trabalhos, tutorias na modalidade de e-learning, WebConferência, entre outras, deverão ser decididas sob coordenação interna das Direções em Cada Campus em articulação com as Coordenações de Curso e os respectivos Professores;

8. Suspender de 17 a 31/03 os Serviços à comunidade: Clinicas de fisioterapia, Odontologia, Psicologia, estágios ambulatoriais e hospitalares, Centro de atendimento Jurídico, Núcleo de Praticas Jurídicas, Apoio Contábil e Fiscal, PET, dentre outros.

9. Estabelecer que todas as alterações e adaptações de carácter técnico-científico e pedagógico realizadas no âmbito do presente despacho podem sofrer adequações específicos e requerem envolvimento de cada Campus/Curso/Setores/professores, para garantia de que estas são compatíveis com o cumprimento dos princípios e normativos dos órgãos educacionais e orientações das redes de Saúde.

10. Estão canceladas, até segunda ordem, todas as reuniões que obriguem à deslocamento de membros externos da UNOESC, designadamente procedimentos de reuniões, conselhos, reuniões de órgãos de gestão e outros similares sem autorização expressa pela Reitoria.

11. Estão suspensas as solenidades programadas de formatura, devendo os respectivos campi agendar a outorga de grau individualmente ou adiá-la para data futura.

12. Até instrução contrária estão suspensos, adiados ou cancelados, todos os eventos, conferências, seminários, eventos desportivos, aulas abertas, visitas de estudo, Open Days e eventos de natureza similar, bem como todos os eventos de caráter lúdico da responsabilidade organizativa da UNOESC e outros que possam ter locado as dependências da Instituição e de todas as estruturas informais da comunidade estudantil.

13. Suspendem-se os atendimentos presenciais a estudantes, docentes e não docentes de todos os serviços oferecidos pela Unoesc devendo as interações serem realizadas on line.

14. Ficam suspensas as atividades desportivas na UNOESC incluindo prática autônoma ou a utilização das instalações por equipes de desportos coletivos internas e externas.

15. As lanchonetes, cantinas e restaurantes localizados nos campi poderão funcionar, até instrução contrária, sem restrições de horário e serviço prestado, observadas todas as restrições da saúde pública.

16. A Unoesc assegurará os direitos dos estudantes e dos trabalhadores, tomando as medidas necessárias para garanti-los, quer sejam as relacionadas com os calendários escolares e/ou de atividades avaliativas, sem prejuízo à aprendizagem.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Veja Também
Comentários
Carregando