Em cada estação encontramos frutas que estarão na sua época, ou seja, mais baratas, mais doces, mais saborosas e abundantes. Um recurso para evitar desperdícios é fazer geleia.
Porém, sabemos que as geleias comerciais e mesmo as caseiras utilizam grandes quantidades de açúcar para obter a consistência e a conservação desejadas. Por isso a dica é fazer a sua geleia em casa, usando açúcares mais nutritivos e moderando a sua porção.
A chia e a linhaça são sementes que quando hidratadas formam um gel, o que auxilia muito na consistência das geleias caseiras e ainda melhora a absorção dessas sementes pelo organismo.
Opções mais nutritivas de açúcar são o mascavo, demerara, mel, melado ou açúcar de coco, mas de qualquer forma, evite os excesso, desfrutando do sabor real das frutas. Você também pode inserir uvas passas ou tâmaras junto com a fruta escolhida, que por serem desidratadas, concentrar mais açúcar natural em sua composição.
🍓GELEIA DE MORANGO CASEIRA
🍓INGREDIENTES:
– 300g de morangos
– 1/2 limão espremido
– 2 a 3 colheres de sopa de açúcar demerara, mascavo ou melado.
– 2 colheres de sopa de sementes de chia
PREPARO:
Lave e corte os morangos e leve a uma panela. Adicione o limão e o açúcar ou mlado e vá mexendo constantemente em fogo baixo. Depois de levantar fervura continue mexendo e adicione a chia. O ponto é quando soltar do fundo da panela (tipo brigadeiro). Guarde em potes de vidro esterilizados).
🍓 Durabilidade: na geladeira em consumo, até 2 a 3 semanas. Á vácuo em temperatura ambiente (fechar o pote com a geleia quente) até 2 meses e no congelador até 6 meses.
🍓 Dá certo com outras frutas como pêssego, manga, figo, damasco, ameixa, abóbora, etc.
😋Sabor & Saúde❤
Esta é uma parceria da Rádio Vitória com a Nutricionista Amanda Schuler – CRN105684
Saiba mais nas redes sociais, Insta @amandaschuler ou na Fanpage fb.com/nutri.amandaschuler