Informação é aqui!

Eleitor que não votou no 1º turno tem até quinta (06) para justificar

Procedimento pode ser feito pela internet no site do TRE-SC

O prazo para justificar a ausência nas urnas para quem não votou no primeiro turno termina nessa quinta-feira, 6 de dezembro. A obrigação é válida para eleitores que tem entre 18 e 70 anos. Já para quem não votou no segundo turno, o prazo de 60 dias a contar a partir do dia em que o turno aconteceu, encerraria no dia 27 de dezembro, porém, devido ao recesso do judiciário esse prazo foi prorrogado para o dia 7 de janeiro de 2019, explica o Chefe do Cartório Eleitoral de Videira Antônio Carlos Zucolotto Júnior.


Existem duas formas para realizar a justificativa. A primeira é apresentar um requerimento endereçado ao Juiz Eleitoral relatando os motivos que impediram o eleitor de votar, além de anexar documentos que comprovem os motivos. Esses documentos devem ser levados até o Cartório Eleitoral da Zona Eleitoral à que o eleitor pertence. Um modelo de requerimento pode ser encontrado no site do TSE (http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/justificativa-eleitoral/justificativa-eleitoral).

Outra forma é realizar a justificativa de forma online. Basta acessar o site do TRE e lá o eleitor contará com o Sistema Justifica (http://www.tre-sc.jus.br/site/eleitores/justificativa). Após seguir os passos autoexplicativos ele deverá fazer o upload dos documentos que comprovem a ausência no dia da votação como descreve Zucolotto.


Quem perder o prazo e não justificar poderá ficar com restrições e ter problemas para a emissão de Passaporte ou para contratação em Concursos Públicos, por exemplo.


Para os eleitores que estão no exterior o prazo é diferente. Essas pessoas têm 30 dias a contar a partir do dia do retorno ao Brasil, não importando quanto tempo tenha ficado fora.

Veja Também
Comentários
Carregando