Informação é aqui!

Dia D de vacinação contra sarampo será neste sábado em SC

Em Videira estará aberto dás 08h ás 17h PAM bairro São Cristóvão, Posto De Carli e Posto Amarante.

Neste sábado (19) será realizado o Dia D da vacinação contra o sarampo em todas os municípios catarinenses. A vacina é destinada para crianças entre 6 meses e 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). Os centros de saúde devem estar abertos entre 8h e 17h e os pais devem levar as carteiras de vacinação.

Em algumas cidades as Secretarias de Saúde podem ter horários diferentes, segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC). Por isso é bom os moradores se informarem sobre o funcionamentos dos postos de vacinação mais próximos.

Em Videira estará aberto dás 08h ás 17h PAM bairro São Cristovão, Posto De Carli e Posto Amarante.

A orientação da Dive é que caso alguma família tenha perdido a carteirinha de vacinação, tenha dúvida se já vacinou ou não ou ainda se tomou as doses necessárias, leve mesmo assim as crianças aos centros de saúde para avaliação dos profissionais no local.

A campanha começou no dia 7 de outubro e vai até 25 de outubro. Santa Catarina recebeu cerca de 300 mil doses para este mês, segundo a Dive-SC. Ainda conforme o órgão, desde o dia 7 de outubro ao menos 44.567 crianças foram levadas aos postos de saúde, mas só 14.110 (31,66%) precisaram tomar a vacina, pois as demais estavam com as doses em dia. Ainda faltam 69 mil crianças a serem vacinadas.

Entre 18 e 30 de novembro começará uma nota etapa da campanha destinada a adultos entre 20 e 29 anos, com o dia D no final da fase de vacinação. Para esta segunda etapa o Estado receberá novas doses.  

Crianças de que idade precisam tomar a vacina?
Crianças entre 6 e 11 meses devem tomar a chamada “dose zero”, que é uma dose extra da vacina. A orientação é do Ministério da Saúde, que afirma que bebês nessa faixa etária têm mais chances de terem casos graves da doença ou de morte.
Normalmente, a criança deve receber a primeira dose contra o sarampo aos 12 meses e a segunda, aos 15 meses. Caso os pais não tenham seguido esse calendário, podem levar crianças menores de 5 anos para serem imunizadas. Todas precisam tomar duas doses da vacina, com período de pelo menos 30 dias de diferença entre elas, segundo a Dive-SC. A imunização será feita através de injeção.

O que preciso levar?
Os pais ou responsáveis devem levar a carteira de vacinação da criança.

Não lembro se a criança já tomou a vacina e perdi a carteira de vacinação. O que fazer?
A recomendação da Dive-SC é que, na dúvida, os pais ou responsáveis levem a criança para ser vacinada. Se ela já tiver sido imunizada, essa dose extra não fará mal.

Santa Catarina tem casos de sarampo?
O Ministério da Saúde considera que 19 estados do Brasil vivem um surto da doença, incluindo Santa Catarina. Em 2019, até 14 de outubro, 34 casos de sarampo foram confirmados. Em todos eles, os pacientes contraíram a doença em outro estado.
Paciente com suspeita de sarampo vai a teatro e frequentadores devem ir à Vigilância

Como se pega sarampo?
A doença é causada por um vírus, que se espalha facilmente pelo ar através da respiração, tosse ou espirros.

Quais os sintomas?
Segundo a Dive-SC, os sintomas são:
Infecção nos ouvidos
Diarreia
Vômito
Hemorragia
Alterações neurológicas (convulsões e dores de cabeça)
Pneumonia bacteriana secundária
Hepatite

Veja Também
Comentários
Carregando