Informação é aqui!

80 anos de vida, 76 de Videira; Clodomir comemora mais um aniversário

Clodomir Bahr é um paranaense com alma barriga verde, reconhecido na cidade pelos anos de trabalho

Nesta quinta-feira (31), o farmacêutico e empresário Clodomir Bahr comemora mais um aniversário e chega a marca de 80 anos. Chegado em Videira no ano de 1943, Clodomir é um paranaense com alma barriga verde. São mais de sete décadas e uma vida inteira na cidade, que foi escolhida pelo pai do farmacêutico para criar a família.

Início da carreira 

No ramo da farmácia, Clodomir conheceu diversas realidades, atendeu grande parte dos moradores de Videira, trabalhou em áreas distintas, mas que de alguma forma se interligavam e conduziram o então paranaense ao início do próprio negócio. A primeira oportunidade foi na farmácia Cruz Vermelha, do então dono Domingos Furlin, quando tinha 13 anos. A dedicação, o interesse e os anos, levaram Clodomir do status de carteiro para farmacêutico, quando abriu a primeira farmácia no ano de 1973. 


Em 1983 a histórica enchente fez com que Clodomir saísse da rua XV de Novembro, já que os danos causados pela água foram grandes e causaram perdas ao farmacêutico. Após a tragédia, o ponto onde está hoje, na rua Coronel Fagundes, em frente ao Hospital Salvatoriano Divino Salvador (HSDS) foi escolhido para a reconstrução.

Mudanças 

De 1970 até 2019, muita coisa mudou dentro do ramo farmacêutico. Profissionais, não especializados em medicina, mas com conhecimentos aprofundados, faziam cirurgias, abcessos e outros procedimentos mais específicos. A tecnologia e as inovações trouxeram grandes impactos para estas profissões. Clodomir destaca que, na época, os atendimentos em farmácia ocorriam conforme a necessidade, hoje, as funções de médico e farmacêutico, embora tenham suas semelhanças, possuem também suas diferenças. 


Assim é uma pequena parte da trajetória do paranaense mais videirense que já viveu na capital catarinense do vinho espumante. Pai de quatro filhos, valoriza muito a família e hoje adora pescar e se reunir em uma roda de amigos. Geralmente, Clodomir é o “astro” nas confraternizações com o inseparável acordeon. 

Veja Também
Comentários
Carregando