Informação é aqui!

Coronavírus: Videira tem 2 casos suspeitos; Não há confirmados

Prefeitura divulgou em coletiva de imprensa as ações preventivas que serão tomadas por conta do covid-19

Atualizado em 17/03, às 17h00

Uma coletiva de imprensa foi realizada na tarde desta segunda-feira (16) para informar as ações tomadas pelo município de Videira buscando conter o avanço do coronavírus. A coletiva foi realizada no gabinete do prefeito com a participação da secretária de saúde, Ivanice Peccin, da vice-prefeita Claudete Vavassori, do secretário de gabinete, Euro Vieceli, da secretaria de turismo, cultura e imprensa, Francine de Oliveira, do secretário de educação Luiz Felipe Zanella, do superintendente de esporte, Ederson Leobet, além do médico Jian Pascoal.

Clique aqui e saiba como se proteger do coronavírus


Conforme a coletiva, medidas já estão sendo tomadas pela prefeitura, como a suspensão de atividades culturais e esportivas do município. Conforme a secretária Francini Lira de Oliveira, todas as suspensões, cancelamentos ou adiamentos de eventos serão divulgados pelos canais de publicidade da prefeitura bem como através da imprensa no decorrer da semana.

Prefeitura criou marca para utilizar em ações contra o coronavírus. Foto: Divulgação.
Prefeitura criou marca para utilizar em ações contra o coronavírus. Foto: Divulgação.

Já de acordo com o secretário de educação do município, Luiz Zanella, as aulas estão suspensas a partir desta quinta-feira (19) em todas as unidades da Rede Municipal de Ensino, (Escolas e Cemeis) pelos próximos 30 dias, conforme decreto nº 17.287/20 de 17 de março de 2020. A iniciativa faz parte do pacote de medidas adotadas para prevenir a proliferação do COVID-19 (Coronavírus). A Administração reforça ainda que os primeiros 15 dias de suspensão de aulas correspondem à antecipação do recesso escolar previsto para o mês de julho, os demais serão objeto de reposição oportunamente.

A estrutura da saúde também está preparada, contendo um fluxo de trabalho de como o paciente será atendido. A secretária de saúde, Ivanice Peccin, salienta que a comunidade deve se conscientizar, como mudar hábitos de comportamento e higiene, além de evitar lugares de aglomerados de pessoas.

Em Videira há dois casos suspeitos, nenhum confirmado. As pessoas já estão sendo monitoradas, bem como os familiares. Amostras já foram coletadas e após a realização dos exames, que são feitos somente no LACEN de Florianópolis, os resultados serão divulgados para a população.

Até às 18 horas desta terça-feira (17) não havia casos confirmados
Até às 18 horas desta terça-feira (17) não havia casos confirmados

CONFIRA OS DETALHES NO VÍDEO DA COLETIVA:

 

A prefeitura de Videira também divulgou um release com todas as medidas tomadas buscando conter o coronavírus. Confira:

“MUNICÍPIO DE VIDEIRA ADOTA CONJUNTO DE AÇÕES PREVENTIVAS AO COVID-19 (CORONAVÍRUS)

Com o objetivo de evitar a proliferação do Coronavírus (COVID-19), a Prefeitura de Videira, através da Secretaria de Saúde, passa a adotar a partir desta segunda-feira (16) um conjunto de ações administrativas, técnicas, preventivas e de orientação a servidores e comunidade em geral.

A intenção é não causar pânico entre as pessoas, mas sim deixá-las em alerta para adotarem também atitudes de prevenção.

“As medidas visam, principalmente, minimizar a exposição da população aos riscos de contaminação evitando aglomerações onde a incidência de contágio tende a ser maior”, afirma o Prefeito de Videira, Dorival Carlos Borga. As ações fazem parte do enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional, atentos ainda ao crescente número de casos no País e no Estado de Santa Catarina.

Para orientação geral da população, o município de Videira está seguindo recomendações da Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina, publicando o decreto nº 17.281/2020, de 16 de março de 2020, contendo as orientações que devem ser seguidas pela comunidade. Também, pelo decreto municipal nº 17.283/2020, institui-se o “Comitê de Gestão Preventiva do COVID-19”, representada por membros de interesse para reforçar a ação conjunta entre município demais órgãos envolvidos.

De acordo com a Secretária de Saúde, Ivanice Angela Peccin,“as equipes de saúde do município estão preparadas para acolher e atender as pessoas em situação de COVID-19, seguindo todas as determinações do Ministério da Saúde, do Governo do Estado, já tendo adotado, desde o início da pandemia, fluxo de atendimento específico nas unidades de saúde do município para pessoas em estado gripal”. Também, a UPA já dispõe de ala para isolamento em caso de necessidade, bem como monitora e acompanha diariamente os casos suspeitos.

Importante salientar que o município ampliará ações de comunicação com a campanha de prevenção denominada “Saúde em Alerta Videira. Juntos contra o coronavírus”, envolvendo a comunidade, ações educativas de prevenção em sala de aula e demais medidas previstas em decreto municipal. Solicitamos que a população faça a sua parte, evitando contato pessoal, mantendo práticas de prevenção, conforme amplamente divulgado nos canais de comunicação.

CANCELAMENTO DE EVENTOS REALIZADOS PELA PREFEITURA

Como medida de prevenção os eventos/atividades abaixo citados ficam cancelados ou suspensos temporariamente, até nova orientação, sendo:

EDUCAÇÃO:
A Prefeitura de Videira, através da Secretaria de Educação e seguindo decisão do Governo do Estado, informa que estão suspensas a partir desta quinta-feira (19) as aulas em todas as unidades da Rede Municipal de Ensino, (Escolas e Cemeis) pelos próximos 30 dias, conforme decreto nº 17.287/20 de 17 de março de 2020. A iniciativa faz parte do pacote de medidas adotadas para prevenir a proliferação do COVID-19 (Coronavírus). A Administração reforça ainda que os primeiros 15 dias de suspensão de aulas correspondem à antecipação do recesso escolar previsto para o mês de julho, os demais serão objeto de reposição oportunamente.
-Atividades Extra Classe, Reuniões de pais, formação continuada dos professores, Dia da Família na Escola e demais eventos: suspensos temporariamente.

*Rede de ensino privada, estadual e federal, deliberam sobre a continuidade ou não das aulas de acordo com suas orientações hierárquicas.

ESPORTE
-Olivide: cancelada abertura e jogos.
-Campeonato Municipal de Futebol de Campo de Veteranos (22 e 29 de março): mantidas a semifinal e final.
-Início do Campeonato Municipal de Futsal: suspenso temporariamente.
-Campeonato Estadual de Judô e Copa Camilo Penso (21 e 22 de março): suspenso pela Federação Catarinense.
-Canceladas as participações de atletas videirenses em competições fora do município, por meio da FMEV.

-Cancelados todos os eventos esportivos realizados nos espaços públicos do município.
*Escolinhas e demais atividades desenvolvidas pela Fundação Municipal de Esportes estão mantidas até nova orientação.

CULTURA:
-Todo calendário de atividades culturais do município está suspenso temporariamente, incluindo: Paixão de Cristo, Fecavi, Concertos, Festival Gastronômico, Baile do Vinho, Mostra do Vinho Catarinense.
-Suspenso o recebimento de grupos de turistas e visitantes no Observatório Municipal Domingos Forlin, no Museu de Vinho Mário de Pellegrin e na Biblioteca Municipal Euclides da Cunha.

*Os equipamentos serão mantidos abertos para atendimento individual. Demais atividades da Secretaria de Turismo e Cultura serão mantidas até nova orientação.

SOCIAL:
-Programa de Atenção ao Idoso: Suspensas todas as atividades temporariamente, entre elas vôlei, artesanato, hidroginástica, ginástica, bailes, jogos e reuniões.
-Cras: Grupos de Idosos e Grupos de Mulheres estão com atividades suspensas temporariamente.
-Creas: Palestras de orientação preventiva referente ao Mês da Mulher estão canceladas.

SAÚDE:
-Caps e Saúde Mental Farroupilha: Atividades de grupos estão suspensas temporariamente.
-Atendimento domiciliar das Agentes de Saúde: suspenso temporariamente, tendo em vista que esta função pode se tornar um risco de transmissão já que as mesmas visitam vários domicílios.

ADMINISTRAÇÃO:
-Atos abertos ao público de entregas de obras, entrega de ordens de serviço, reuniões e atendimento no Gabinete: suspensos temporariamente.

-Espaços Públicos não serão cedidos para eventos temporariamente.
-Conselhos Municipais: reuniões presenciais estão suspensas. Todos os assuntos que precisam de definições, serão tratados por ambiente virtual.
-Suspensão de férias de todos os servidores da área técnica da Saúde, para prover efetivo de atendimento à população.
-Atendimentos externos (TFD): Cumprirá agenda da Secretaria de Estado da Saúde.
-Servidores públicos municipais, com mais de 60 (sessenta) anos de idade serão remanejados para atividades que minimizem riscos de contágio do COVID-19, evitando contato com outras pessoas. De acordo com cada caso específico, a critério do Secretário afeto da área, poderá o servidor ser autorizado a realizar atividades laborais em casa.

CENTRO DE INOVAÇÃO
-Atividades de grupo suspensas temporariamente.

COMO PREVENIR O CORONAVÍRUS?

Ainda não existe uma vacina para prevenir a infecção por coronavírus. As orientações de prevenção são as mesmas de outras doenças de transmissão via respiratória.

-Evitar contato próximo com pessoas doentes ou com sintomas de infecção respiratória aguda (tosse, coriza, febre)

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, por pelo menos 20 segundos, principalmente após ter contato direto com pessoas doentes e antes de se alimentar. Se não houver água e sabão, usar um antisséptico para as mãos à base de álcool em gel

-Usar lenços descartáveis para higiene nasal (nada de lencinhos de pano!) e descartá-los logo após a utilização

-Cobrir nariz e boca sempre que for espirrar ou tossir de preferência com um lenço de papel (e descartar no lixo) 

-Na falta de lenço de papel, preferir usar o braço para cobrir nariz e boca. Evite cobrir com a mão, pois é mais comum encostar em outras pessoas ou objetos com ela 

-Se usar as mãos para cobrir, lave-as sempre após tossir ou espirrar

-Evitar tocar em olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas

-Manter ambientes muito bem ventilados 

-Não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos, garrafas e talheres

-Limpar e desinfetar objetos e superfícies que sejam tocados com frequência

-Evitar contato com animais selvagens ou doentes

-Evitar cumprimentar pessoas com apertos de mão. Prefira um aceno acompanhado de um sorriso.”

 

Saiba quais eventos e atividades estão suspensos


Fonte: Rádio Vitória/RBV Rádios/Prefeitura de Videira

 

Veja Também
Comentários
Carregando
xxx videosxxx18xxxxvideoporn videos