Informação é aqui!

Coração: um órgão que precisa de cuidados

Imprescindível para manter a saúde são os exercícios físicos. A caminhada é recomendada por 150 minutos por semana

Dificuldade em respirar, dor no peito, desmaio, alterações no ritmo cardíaco ou inchaço nas pernas. Estes são sintomas de algumas doenças cardiovasculares, como hipertensão, arritmias cardíacas e infarto. Nesta quarta-feira, 26, é celebrado o dia mundial do coração. Por isso hoje vamos descobrir como cuidar bem dele. 


Nas décadas passadas a preocupação com estes tipos de problemas era relacionada apenas às pessoas idosas. Hoje, não é mais assim, como explica o médico especialista em cardiologia, Dr. Luiz Eduardo Marques Gibbini.  



As doenças do coração são mais incidentes em homens acima dos 45 anos. Já nas mulheres a faixa etária sobe para 55 anos. Sobretudo o médico pontua que pessoas mais jovens também podem apresentar disfunções relacionadas ao coração.



Não é comum que crianças sofram com problemas do coração, a menos que o problema seja congênito, ou seja, nasça com ela.



Mas o que fazer para cuidar da saúde do coração? A princípio é indispensável diminuir o nível de stress, que aumenta os batimentos cardíacos. A elevada ingestão de açúcar também precisa ser controlada, pois no organismo vira glicose, sendo um potencializador do ganho de peso.



Imprescindíveis para manter a saúde são os exercícios físicos. A caminhada é recomendada. Semanalmente 150 minutos são suficientes. Um ponto importante para os homens com mais de 45 anos e para a mulheres com mais de 55 é acompanhar semanalmente o nível da pressão arterial. Gibbini finaliza explicando que, a partir do momento em que os fatores de risco apareceram no organismo, o acompanhamento médico deve ser regular e com intervalo menor, de seis em seis meses.


Veja Também
Comentários
Carregando