Informação é aqui!

Caso de sarampo é confirmado em Caçador

Caso foi registrado em uma jovem, de 24 anos que apresentou manchas avermelhadas, sinal característico da doença

Um caso de sarampo foi confirmado, em Caçador, pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), de acordo com a Vigilância Epidemiológica do município.

A doença foi registrada em uma jovem, de 24 anos, que apresentou manchas avermelhadas, sinal característico da doença, a partir do dia 18 de outubro. De lá para cá, ela ficou em casa, afastada de suas atividades e outras medidas de controle foram tomadas para que a doença não se propagasse.

“Ainda estamos investigando o caso para tentar rastrear como a jovem contraiu o sarampo, também estamos estendendo nossas ações às pessoas que estiveram próximas dela no período de maior transmissão, que compreende 2 dias antes e 2 dias após o surgimento do exantema”, destacou o diretor da Vigilância Epidemiológica, Célio Becker.

Ainda, segundo ele, a jovem encontra-se bem no momento e já pode voltar ao trabalho e sua rotina normal. “Porém, este caso acende um alerta e comprova as previsões do Ministério da Saúde com relação a reintrodução de sarampo em Santa Catarina”, explicou.

Em Santa Catarina, já são 40 casos confirmados segundo o último boletim divulgado pela Divisão de Vigilância Epidemiológica (DIVE).

“Apesar deste caso ter evoluído positivamente é importante salientar que o sarampo é uma doença séria e pode matar”, lembrou Célio. Entre as ações realizadas em Caçador para prevenção, está a Campanha de Vacinação voltada a crianças de 6 meses à menos de 5 anos, entre os dias 7 de outubro e 25 de outubro.
Já, entre os dias 18 de novembro a 30 de novembro, acontece a Campanha de Vacinação para adultos de 20 a 29 anos. “A melhor maneira de se prevenir contra o sarampo é a vacina”, finalizou Célio.

Fonte:Ass. Imp. Prefeitura de Caçador
Veja Também
Comentários
Carregando